217 548 278  963 668 745  910 359 865 

O Prémio

O Prémio de Boas Práticas em Saúde® (PBPS) é promovido desde 2006 pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) tendo por base potenciar o nível de saúde das populações e atender às necessidades e expetativas dos cidadãos.

O PBPS é hoje uma marca nacional registada, amplamente reconhecida pelos serviços de saúde em todo o território nacional, reconhecida internacionalmente, mas sobretudo representa um símbolo da capacidade mobilizadora dos profissionais de saúde e do setor social, que se articulam com a saúde, expressa nas dezenas de projetos candidatos ao Prémio anualmente.

Os Objetivos

Distinguir e dar a conhecer as boas práticas em saúde no âmbito da qualidade e inovação a nível nacional e internacional;
Replicar as mais-valias das boas práticas para o desempenho do Sistema de Saúde;
Constituir incentivo para novos projetos em áreas afins;
Suscitar o desenvolvimento de ações de mudança, reunindo as condições mais favoráveis, a fim de poderem constituir-se em casos de excelência.

A sua Génese

Na segunda metade da década de noventa, a identificação de boas práticas em saúde passou a ser um instrumento de suma importância na política pública e na gestão da inovação na prestação de cuidados de saúde.

Nesta conjuntura, a Direção-Geral da Saúde (DGS), manifestou interesse na criação do PBPS, de periodicidade anual, a ser organizado pela APDH, ao abrigo do protocolo de colaboração entre ambas, estabelecido em 2006, data da primeira edição.



Entidades Promotoras

Atualmente partilham a organização do Prémio, ao abrigo de um protocolo conjunto, os organismos centrais do Ministério da Saúde - DGS, Administração Central do Sistema de Saúde e as cinco Administrações Regionais de Saúde. O PBPS conta ainda com a colaboração especial das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Os Nossos Prémios!

“Melhor Projeto”

“Menção Honrosa para Melhor Projeto”

“Melhor Poster Científico”

“Menção Honrosa para Melhor Poster Cientifico”